sábado, 26 de novembro de 2011

Monster Magnet

      Era uma vez nos anos 70 um grande chapado chamado Dave Wyndorf. O senhor Wyndorf, em sua juventude, , tinha fascinio por Historias em Quadrinho e drogas, chegando a trabalhar em lojas de revistas em certa fase da vida. Junto com o futuro produtor do Ramones e do guitarrista Phil Caivano(que viria a ser o terceiro guitarrista da Monster Magnet), montaram futuramente, entre os anos de 77 e 84, uma banda descrita como "horrivel" chamada Shrapnel, aquele tipico projeto musical de faculdade que voce nao pretende levar a serio, e tal, mas, que acaba se tornando uma boa valvula de escape. Chegaram a lançar um Ep, mas, obviamente não vingaram.
     Mais tarde, Dave ingressou no Pinque Phloid, posteriormente chamado Dogs of Mistery, projeto musical do artista John McBain(que viria a fazer parte do Monster Magnet e, posteriormente, da banda WELLWATER CONSPIRACY) e que tinha como objetivo priorizar a letra, a mensagem ao inves da melodia. Algo tipico de musicos que cursam escola de arte, um som cabeça doidão. Tambem fazia parte do grupo Tim Cronin, futuro responsavel pelas viagens sonoras espaciais do Monster Magnet). Apos trocas e mais trocas de membros e nomes, o negocio estabilizou tendo Dave Wyndorf no vocal, Jon Kleiman na bateria e Joe Calandra no baixo. Não demorou para trocarem definitivamente o nome para Monster Magnet, retirado de uma musica do pirado Frank Zappa intitulda "The return of the son of Monster Magnet). Seja como for, o nome caiu como uma luva.
    Bom, essa é a introdução básica. O que se seguiu foram diversas trocas de membros(dos quais varios vieram a montar/participar de diversas bandas influentes do Stoner Rock, tal como THE ATOMIC BITCHWAX, pelas mãos do ex-guitarrista da banda, ED MUNDELL), muitos percalços enfrentando os outros gêneros que dominavam as paradas musicais dos EUA(principalmente o auge do rap no pais), as constantes pirações de Dave(que chegou a ter overdose de remedios em 2006, discos considerados irregulares e por ai vai. Pode-se destacar facilmente a criação do album-supremo Powertrip, concebido durante uma viagem do senhor Wyndorf ao Vietnã, buscando um refugio para sua mente e para que pudesse criar algo relevante. Apos 1 ano fora, retornou com o conceito do album e veio a criar o que seria um dos maiores albums do genero, uma pancadaria rock´n roll espacial chapado de primeira.
     Enfim, seja como for, Monster Magnet é, incontestavelmente, a maior e melhor banda de Stoner Rock de todos os tempos. E contra fatos, não há argumentos.



DISCOGRAFIA:


"Monster Magnet(1990,Ep)"
"Tab(1991,Ep)"
"Spine Of God(1992)" 
"Superjudge(1993)" 
"Dopes to Infinity(1995)" 
"Powertrip(1998)" 
"God Says No(2001)" 
"Love Monster(2001,Ep)" 
"Monolithic Baby!(2004)" 
"4 Way Diablo(2007)" 
"Mastermind(2010)" 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário