quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Alabama Thunderpussy

     Dá pra ser dizer que Alabama Thunderpussy é mais ou menos o que acontece quando os caipiras resolvem investir toda sua habilidade musical no Stoner Rock, mas sem perder sua essêncial musical "sulista", ou seja, aquela sonoridade voltada para o Southern Rock, de bandas como Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers Band, Molly Hatchet e por ai vai.
      A banda foi formada na Virginia(E.U.A) em 1996, ja lançou uma "porrada" de albuns, ja excursionou com bandas de renome, teve algumas mudanças em sua formação e por ai vai. Seu ultimo album, Open Fire, é o primeiro e até então unico com o excepcional Kyle Thomas(da banda EXHORDER) no vocal e, pelo menos para mim, o melhor de todos até agora.







DISCOGRAFIA:



"Rise Again(1998)" 
"River City Revival(1999)" 
"Constellation(2000)" 
"Alabama Thunderpussy/Halfway To Gone(2000,Split)" 
"Alabama Thunderpussy/Orange Goblin(2000,Split)" 
"Staring at the Divine(2002)" 
"Fulton Hill(2004)" 
"Open Fire(2007)" 





 

Orange Goblin

      Formada em 1995 sob o nome de Our Haunted Kingdom, a banda Orange Goblin se tornou uma das mais interessantes e atrativas bandas de Stoner a assumir mais sua veia "rock´n roll" do que Psicodelia, Blues ou outra coisa. Possui uma quantidade enorme de petardos, o bastante para fazer frente a qualquer outra banda do gênero com sua mistura venenosa de Stoner Rock e Metal.









DISCOGRAFIA:
 



"Aquatic Fanatic(1996, split com Electric Wizard) 
"Nuclear Guru(1997,Ep)" 
"Chrono.Naut/Nuclear Guru(1997,split com Electric Wizard)" 
"Frequencies From Planet Ten(1997)" 
"Time Travellin Blues(1998)" 
"The Big Black(2000)" 
"Orange Goblin/Alabama Thunderpussy(2000,Split com Alabama Thunderpussy)" 
"Coup de Grace(2002)" 
"Thieving From The House of God(2004)" 
 "Healing Through Fire(2007)"




terça-feira, 29 de novembro de 2011

Electric Wizard

     Formada a partir da dissolução das bandas Our Haunted Kingdom(futuramente a banda Orange Goblin) e Eternal/Thy Grief Eternal, Orange Goblin sagrou-se como uma das mais consistentes e relevantes bandas do gênero Doom Metal, com seu som profundo, climático, denso e sombrio. Aos poucos absorvendo influências psicodelicas, a banda tambem foi assumindo tons de Stoner Rock ao longo dos anos, sem perder sua essência Doom em momento algum. Continuam na ativa e lançando bons materiais, como o mais recente Black Masses, de 2010. Uma de suas marcas é o excepcional trabalho de guitarra da bela loira Liz Buckingham.




DISCOGRAFIA:



"Electric Wizard(1995)" 
"Electric Wizard & Our Haunted Kingdom(1996,Split)"
"Chrono.Naut(1997,Ep)"
"Come My Fanatics(1997)"
"Supercoven(1998,Ep)"
"Electric Wizard & Orange Goblin(1998,Split)"
"Dopethrone(2000)"
"Let Us Prey(2002)"
"We Live(2004)"
"Witchcult Today(2007)"
"Electric Wizard & Reverend Bizarre(2008,Split)"
"Black Masses(2010)"




sábado, 26 de novembro de 2011

Hermano

A banda Stoner Hermano foi outro dos projetos do mago John Garcia, nome forte do cenário Stoner Rock, presente em bandas de peso como Kyuss e Unida. Foi formada em 98 como um projeto paralelo e contava em sua formação com John Garcia(KYUSS), o baixista Dandy Brown, o baterista Steve Earle(AFGHAN WHIGS) e os guitarristas Mike Callahan(EARSHOT) eDavid Angstrom (BLACK CAT BONE, SUPAFUZZ). É mais uma banda a assimilar o lado mais rock´n roll do Stoner, aderindo menos à psicodelia, tal qual todas as bandas pelas quais Garcia passou. Sem muitos mistérios, som baratinado e direto, muito bom.






DISCOGRAFIA:


 "Only a Suggestion(2002)"
"Dare i Say(2005)" 
"Live At W2(2005)" 
"Into The Exame Room(2007)" 




Monster Magnet

      Era uma vez nos anos 70 um grande chapado chamado Dave Wyndorf. O senhor Wyndorf, em sua juventude, , tinha fascinio por Historias em Quadrinho e drogas, chegando a trabalhar em lojas de revistas em certa fase da vida. Junto com o futuro produtor do Ramones e do guitarrista Phil Caivano(que viria a ser o terceiro guitarrista da Monster Magnet), montaram futuramente, entre os anos de 77 e 84, uma banda descrita como "horrivel" chamada Shrapnel, aquele tipico projeto musical de faculdade que voce nao pretende levar a serio, e tal, mas, que acaba se tornando uma boa valvula de escape. Chegaram a lançar um Ep, mas, obviamente não vingaram.
     Mais tarde, Dave ingressou no Pinque Phloid, posteriormente chamado Dogs of Mistery, projeto musical do artista John McBain(que viria a fazer parte do Monster Magnet e, posteriormente, da banda WELLWATER CONSPIRACY) e que tinha como objetivo priorizar a letra, a mensagem ao inves da melodia. Algo tipico de musicos que cursam escola de arte, um som cabeça doidão. Tambem fazia parte do grupo Tim Cronin, futuro responsavel pelas viagens sonoras espaciais do Monster Magnet). Apos trocas e mais trocas de membros e nomes, o negocio estabilizou tendo Dave Wyndorf no vocal, Jon Kleiman na bateria e Joe Calandra no baixo. Não demorou para trocarem definitivamente o nome para Monster Magnet, retirado de uma musica do pirado Frank Zappa intitulda "The return of the son of Monster Magnet). Seja como for, o nome caiu como uma luva.
    Bom, essa é a introdução básica. O que se seguiu foram diversas trocas de membros(dos quais varios vieram a montar/participar de diversas bandas influentes do Stoner Rock, tal como THE ATOMIC BITCHWAX, pelas mãos do ex-guitarrista da banda, ED MUNDELL), muitos percalços enfrentando os outros gêneros que dominavam as paradas musicais dos EUA(principalmente o auge do rap no pais), as constantes pirações de Dave(que chegou a ter overdose de remedios em 2006, discos considerados irregulares e por ai vai. Pode-se destacar facilmente a criação do album-supremo Powertrip, concebido durante uma viagem do senhor Wyndorf ao Vietnã, buscando um refugio para sua mente e para que pudesse criar algo relevante. Apos 1 ano fora, retornou com o conceito do album e veio a criar o que seria um dos maiores albums do genero, uma pancadaria rock´n roll espacial chapado de primeira.
     Enfim, seja como for, Monster Magnet é, incontestavelmente, a maior e melhor banda de Stoner Rock de todos os tempos. E contra fatos, não há argumentos.



DISCOGRAFIA:


"Monster Magnet(1990,Ep)"
"Tab(1991,Ep)"
"Spine Of God(1992)" 
"Superjudge(1993)" 
"Dopes to Infinity(1995)" 
"Powertrip(1998)" 
"God Says No(2001)" 
"Love Monster(2001,Ep)" 
"Monolithic Baby!(2004)" 
"4 Way Diablo(2007)" 
"Mastermind(2010)" 







 

Nebula

       Formada por ex-membros da clássica banda de Stoner Rock FU MANCHU, mais precisamente Eddie Glass, Ruben Romano e Mark Abshire, Nebula é uma das mais fantásticas bandas de Stoner Rock surgidas até hoje, o casamento perfeito entre o Rock chapado e estradeiro e a psicodelia ao estilo anos 70.
       Particularmente, nao acho que haja muito o que ser dito sobre essa banda maravilhosa: quem gosta de Stoner Rock precisa amar essa banda, acho meio incoerente ocorrer o contrário, mas, tudo bem, há loucos para tudo, inclusive os loucos que não gostam dessa fantástica banda.





 DISCOGRAFIA:


"Let it Burn(1998,Ep)"
"Sun Creature(1999,Ep)"
"Nebula/Lowrider(1999,Split Ep)"
"To The Center(1999)"
"Charged(2001)"
"Dos EPs(2002,compilação)"
"Atomic Ritual(2003)"
"Apollo(2006)"
"Peel Sessions(2008)"
"Heavy Psych(2009,Ep)"





domingo, 20 de novembro de 2011

Cobra

    Proveniente da Espanha, a banda COBRA consegue mostrar que mesmo na atualidade é possivel calar a boca dos criticos de plantão e fazer um belo e reto Rock com pegada, aquele rock que se encontrava abundamente nos anos 70, depois nos 90 com o Stoner Rock, algo com um objetivo e um caminho percorrido de forma incessantemente visceral e violenta até chegar nesse objetivo, que é trazer a atenção do ouvinte para o seu som. Os caras fazem isso com maestria, fazendo um som que é, ao mesmo tempo, rock´n roll, hard rock, heavy metal e Stoner. É um pouco de cada um e ainda consegue soar original e vibrante, cumprem muitissimo bem sua proposta e apresentam em dois albuns lançados ate agora um vigoroso Rock´n Roll de pegada fodida, marcante, som estradeiro, som de primeira e letras que falam sobre a cultura das decadas passadas, principalmente a cinematografica, abordando filmes como Karate Kid, Cobra e por ai vai.






DISCOGRAFIA:



"The Strong Arm Of The Rock(2009)" 
"Thriller(2011)" 





Che

  


















      Formada pelo baterista do Kyuss BRANT BJORK, a banda Che foi mais uma das que pegu o Stoner Rock e botou o maldito diretinho no caminho do Rock´n Roll. O que encontramos no som do Ché é afastado de toda psicodelia e "atalhos", é um bom e fodido rock´n roll chapado e viciante. Os caras têm apenas um album na conta, "Sounds of Liberation", de 2000. Na banda, Brant se afasta um tanto de seu oficio de baterista e assume o vocal e a guitarra. E realmente não faz feio, ponto pro puto.






DISCOGRAFIA:



"Sounds of Liberation(2000)" 





Unida

     Dentro do cenário Stoner Rock, Unida talvez seja uma das bandas que faça o som mais direto e sem firulas, sem toques psicodélicos, sem apelo bluesy, sem nada alem de um bom e puro rock´n roll revival de hard rock setentista, um som direto, furioso, com o inconfundivel jeito de cantar caracteristico do mestre John Garcia, lider de tantas bandas essenciais para o Stoner.
     A banda foi formada após a dissolução da banda Slo Burn, outra das bandas de John Garcia, que por sua vez foi formada no periodo de hiato do Kyuss. A banda lançou  um split com a tambem Stoner DOZER e, posteriormente, um full lenght intitulado "Copying with the Urban Coyote", uma bolacha e tanto para qualquer pessoa sã(ou nem tanto) que aprecie Stoner Rock. Extra-oficialmente, um album nao finalizado e interrompido graças a problemas legais com sua gravadora na epoca acabou vazando na internet. Chama-se "The Great Divide", e é outra perola meio "esquecida"(ou quase perdida de fato) do gênero Stoner.





DISCOGRAFIA:


"Unida & Dozer(1999,Split Ep)"
"Copying With The Urban Coyote(1999)"

 "The Great Divide(2001?)"







Fu Manchu

     Diversão, jogos, carros, UFOs, videogames. Estes são alguns dos temas abordados nas composições da banda de Stoner Rock FU MANCHU, oriunda da California e detentora de um estilo rasteiro e direto de fazer Stoner Rock, puxando para um belo rock´n roll com pitadas punk e bastante visceralidade. Fu Manchu é mais uma daquelas bandas que surgiram em meados dos anos 90 e ganharam um certo carater underground cool ao longo da carreira. No principio, chamava-se VIRULENCE e fazia um som mais puxado para o Punk/Hardcore, como é possivel notar no unico album lançado pela banda com essa alcunha, "If This Isn't a Dream...", de 1989.

Após isso, com divergências internas sobre que tipo de som deveriam fazer e a consequente saida de alguns membros, seu som começou a se moldar na forma de algo mais retrô e puxado para os anos 70(como um bom Stoner Rock "deve" ser). A partir dai, a formula foi mantida e lançaram varios albuns com seu irresistivel jeito de fazer Rock´n Roll. Conta atualmente com Scott Reeder(nome famoso do genero Stoner Rock) e ja teve a passagem de outros membros extremamente importantes da cena, como Josh Homme na percussão e Brant Bjork na bateria.





DISCOGRAFIA:


 "If This Isn´t A Dream(como "Virulence",1989)" 
"No One Rides For Free(1994)"
"Daredevil(1995)"
"In Search Of(1996)"
"The Action Is Go(1997)"
"Eatin Dust(1999)"
"King of the Road(1999)"
"California Crossing(2002)"
"Go For It(2003, Parte 1)"
"Go For It(2003, Parte 2)"
"Start The Machine(2004)"
"We Must Obey(2007)"
"Signs of Infinite Power(2009)"





Kyuss

    De Palm Springs, na California, surgiram várias bandas do gênero Stoner Rock que ajudaram a compôr a Cena de Palm Desert, entregando diversas e excelentes bandas com uma sonoridade mais próxima do Desert Rock, entre elas aquela que seria a maior, a mais bem sucedida e a que mais rendeu frutos: Kyuss.
    Formada inicialmente em 1989 sob o nome de Katzenjammer e contando com Nick Olivieri, John Garcia, Brant Bjork, Josh Homme e Chris Cockrell e tendo em vista ser um projeto no qual tocassem músicas do Black Flag, a banda evoluiu a ponto de criar uma identidade propria irrefutável e forte, se tornando talvez a maior representante do Stoner Rock até hoje. De suas "cinzas"(leia-se "a partir dos membros da banda") nasceram bandas como Queens of the Stone Age, Mondo Generator, Che e todas as bandas que contaram com a participação do vocalista John Garcia, a maioria com curta duração e com bons albuns, como Hermano, Unida e Slo Burn.
    Atualmente, chama-se Kyuss Live! e realiza turnês ao redor do mundo, tendo passado recentemente pelo Brasil, contando com Bjork, Garcia, Olivieri e Bruno Fevery na guitarra.





DISCOGRAFIA:



"Sons of Kyuss(1990, Ep)"
"Wretch(1991)"
"Blues For The Red Sun(1992)"
"Welcome To Sky Valley(1994)"
"...And The Circus Leaves Town(1995)"



Black Sabbath

     Black Sabbath, banda inglesa proveniente de Birmingham, no Reino Unido, e fundada em 1968, e seus integrantes carregam diversas "culpas": serem "oficialmente" os pais do Rock pesado e do Metal em seus primórdios. Serem responsáveis pela criação do que viria a ser o gênero conhecido como Stoner Rock( um rock "chapado" de timbragem densa, por vezes arrastado, viajado, psicodelico, algo que remente a fortes viagens de drogas e tão viciante quanto) e do Doom Metal. E de carregarem um dos maiores e mais importantes legados do Rock, com uma discografia composta de albuns quase sempre excelentes e consistentes, e de suma importância para o universo do Heavy Metal, e tambem com uma boa dose de Hard Rock.
A banda, que ja contou com a participação de diversos vocalistas, cada um com suas caracteristicas peculiares(Ronnie James Dio, Tony Martin, Ian Gillan, Ozzy Osbourne e por ai vai), havia lançado seu ultimo album de estudio com a formação original há 33 anos, "Never Say Die", e em um anuncio extremamente aguardado e hypado anunciou o retorno da sólida formação para o ano de 2012, com um novo album e uma turnê mundial.




DISCOGRAFIA:


"Black Sabbath(1970)" 
"Paranoid(1970)" 
"Masters of Reality(1971)"
"Vol.4(1972)" 
"Sabbath Bloody Sabbath(1973)" 
"Sabotage(1975)" 
"Technical Ecstasy(1976)" 
"Never Say Die(1978)" 
"Heaven and Hell(1980)" 
"Mob Rules(1981)" 
"Born Again(1983)" 
"Seventh Star(1986)" 
"The Eternal Idol(1987)" 
"Headless Cross(1989)" 
"Tyr(1990)" 
"Dehumanizar(1992)" 
"Cross Purposes(1994)" 
"Forbidden(1995)"